Resenha Literária: Onde Não Há Barreiras
Autora: Marcia Reis MacEvan
Editora: Independente
Ano: 2018
Gênero: Conto
"Sua inocência era dominante, mesmo tendo se entregado de corpo e ama ao rapaz."Todos nós sabemos que a concorrência no século XVIII era pouca, mas também havia muita pressão e um certo preconceito em relação a sociedade baixa/mediana. E este conto retrata muito bem isso.
A história conta sobre Vincenzo Giatti, filho do Conde Ravena. A vida de Vincenzo, apesar de bem programada e cheio de riquezas, começou solitária, a julgar pelo fato de que sua mãe veio a falecer assim que este nasceu. Onde morava não era cheia de crianças para brincar, igual qualquer um desejaria. Não, era um tipo de lar um tanto sério, mas nada que impedisse Giatti de dar as suas fugidas e fazer novos amiguinhos, Mesmo sendo filhos de camponeses vindos de um lugar distante, o menino de nada fazia desfeita.
Nem mesmo de uma nova garotinha que chegaste em suas terras. Carina, que em sua época tinha metade dos anos de Vincenzo, é uma pequena garota quieta e apenas observava os outros garotos brincarem, prendida pelos ensinamentos de sua mãe, que a dissera que não deveria brincar com os meninos pois eles olhavam para as meninas de uma forma diferente. E, mesmo sem entender um terço do que sua mãe dissera, ela lhe obedeceu, até que Vincenzo, em sua curiosidade secreta de saber quem era esta garota, a convidou para brincar, lhe explicando que nenhum mal ele lhe faria.
E então uma amizade cresce a partir dali. Carina e Vincenzo se tornam mais amigos que nunca, e até mesmo quando ele viaja a estudos, ela o espera e ele se comunica com ela por cartas. Carina aproveitou as oportunidades que a vida lhe trouxera, e, perto de Vincenzo voltar para sua casa, a menina passara a servir em seu lar, com o desejo de vê-lo, mesmo que suas diferenças o separem.
Quando este volta para sua terra, ele vê que sua amada virou uma de suas empregadas, e fica surpreso por isto. Mais tarde, Giatti discretamente entrega um bilhete para Carina, disposto a se encontrar no bosque, onde antigamente eles gostavam de brincar juntos. Mas, naquela noite não se encontrariam para brincar, especificamente.
"Carina abraçou o corpo do rapaz, e acariciou os cabelos negros dele. Podia gritar, gargalhar, chorar. Era o momento mais feliz de sua vida, e seus sentimentos estavam livres querendo aparecer."Uma vez que Carina não era mais pura, Vincenzo estaria o mais decidido possível de que esta era sua futura mulher, a cogitar também pelos seus sentimentos pela moça. Mas ele tinha consciência de que não seria nada fácil, apesar do plano brilhante que havia tido ao longo de sua jornada afora.
O conto nos trás uma sensação incrível de um abraço. É acolhedor, e ele chega a se transformar em uma metáfora, em alguns casos. Os personagens, apesar de não terem tantos detalhes, são mostrados de forma mais intenso possível e é isto o que torna a história tão cativante. Não deveria ser tão curto! É, realmente, um amor de livro!
0 comentários