Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir/2000
Gênero: Literatura Infantil
93 páginas
Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto francês, que ficou internacionalmente conhecido pela sua obra “O Pequeno Príncipe”, que é um clássico da literatura escrito em 1943. Aparentemente, a fábula parece ser destinada ao público infantil, porém, engana-se o leitor que pensa assim. O livro é rico em mensagens e detalhes que conduzem as pessoas que o leem à uma profunda reflexão.
"Eu escrevo o que vivencio."Definitivamente, este é um dos melhores livros que eu já tenha lido, um verdadeiro clássico. Cheio de poesia, reflexões e metáforas, O Pequeno Príncipe tem também como personagem o próprio autor, começando o livro com sua história, e após complicações em sua viagem em terras desertas no Saara, ele conhece o Principezinho, que lhe conta sobre sua vida em seu planeta e sobre a rosa, o ser que lhe fizera procurar sentido nas coisas, inclusivamente da vida.
A cada página conhecemos mais do Principezinho, sentimos o que ele sente e sabemos cada vez mais profundamente que a rosa e seu planeta lhe faz falta.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."Em suas viagens pela Terra, o Pequeno Príncipe aprende mais sobre os seres habitantes do planeta e enfim conhece uma nova amiga: a Raposa (e, sem dúvida, minha personagem favorita). A Raposa tem uma maturidade de alguém que não precisou viver muito tempo para saber várias coisas além do que é certo ou errado. Ela é o personagem que mais ensina o Principezinho que tinha tamanha sendo sua curiosidade no mundo.
No seu todo, o livro conta a história do pequeno garotinho se aventurando pelos vários planetas que existem, tirando uma lição de cada um deles. É um livro que dou cinco estrelas de olhos fechados, e que recomendaria a todos, principalmente aos que precisam aprender a cativar.
"Disse a Flor ao Pequeno Príncipe:
- É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."
2 comentários
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tive oportunidade de ler O Pequeno Príncipe. Porque acho que não é o momento certo. Seu texto até foi uns dois melhores que já sobre esse livro. Você passou seu sentimentos nele e achei perfeito. Parabéns.
Agora vou ter que comparar O Pequeno Príncipe, rsrsrs.
Sucesso para você.
Até logo!
Lídia Maria
depoisdaleituralm.blogspot.com.br
Oooi! Eu estou bem, agradeço, e espero que esteja também!
ExcluirFico grata pelo seu comentário e que tenha gostado da resenha! Espero que goste deste livro maravilhoso!
Um beijo no coração!