Resenha Literária: Paradoxo
Autora: Vanessa Aguiare
Editora: Novo Século/2014
Gênero: Distopia
351 páginas
"Não chorei. E contrariando todas as expectativas, não morri."Eu me apaixonei por este livro, e esta é, realmente, a frase mais direta desta resenha, pois sinceramente, é um livro realmente muito bom e interessante.
Eu tinha lido este livro pela primeira vez ano passado através da bibliotecária de minha escola (alô, Márcia, você é demais!) que havia guardado um exemplar da biblioteca para mim, já que na escola estava fazendo um tremendo sucesso e quase não tinha um exemplar disponível. Li ele e ainda reli algumas partes várias vezes a procurar entender mais a fundo o livro, mas, no fim, não tive coragem de resenhá-lo por puro egoísmo, confesso! Procurando uma oportunidade mais aberta para lê-lo novamente, surgiu vários desafios e escolhi este para ler novamente e finalmente resenhar esta verdadeira obra de arte.
Inicialmente, a autora nos leva ao ano de 2078, - era que está consideravelmente próxima a julgar pelo ano em que estamos - onde as máquinas robóticas dominam o mundo, literalmente, e inclusive o lugar onde se passa a história, o Brasil. Todos que estão residindo esta época trabalham pela vida, vivem em uma era de escravidão tecnológica onde o ditado "o feitiço se vira contra o feiticeiro" se concretiza. Sofia, nossa protagonista, é uma dessas pessoas e assim como todos, acorda todos os dias odiando todas as máquinas que controla sua vida. O que ela não sabe, é que ela pode ser a esperança para salvação mundial.
"O futuro começou" - Lema da Red Dawn, corporação controladora usuária da inteligência artificial mais poderosa já criada: Sammy.Combinando aventura, ficção e romance, Vanessa foi bem direta e fez com que sua escrita fosse bastante cativante. Sofia nos surpreende a capa página e vemos sua evolução de maturidade - que, diga-se de passagem, já era bem elevada -, fazendo com que suas atitudes fossem cada vez mais pensadas e, pessoal, o conjunto de qualidades e defeitos que produzem a protagonista a faz única e, consequentemente, especial à sua maneira. Outros diversos personagens foram muito bem constuídos, claro que não são todos que estão à disposição de acabar com a destruição maquinária, por medo ou por satisfação de "servir" as máquinas, mas os que estavam dispostos a acabar com a tortura mundial ajudaram e muito a Sofia.
Queria ficar mais tempo contando detalhes deste livro, mas os diversos deveres me chamam, e, por fim, recomendo este livro à todos, pelo simples fato de abrir a sua imaginação de forma inimaginável, e por te cativar muito! Este livro é realmente fascinante, incrível, um terror, são tantas palavras para descrevê-lo! Mas enfim... leia, é um conselho que dou a você que está lendo agora, pois sei que não irá se arrepender.
P.S: Espero fortemente que haja uma continuação deste livro.
0 comentários